domingo, 26 de janeiro de 2014

CBR 1000RR X YAMAHA R1

Será que Yamaha R1 e CBR 1000RR podem ser consideradas: "Viúva Negra" e "Sete Galo", respectivamente, de última geração? Ao que tudo indica, sim! Pelo menos em relação à fama dessas superesportivas e ao desejo dos motociclistas por essas duas máquinas.

E só para que fique claro, a Yamaha RD 350 foi lançada em 1986 no Brasil, com motor de 2 cilindros em linha, 2 tempos e refrigeração líquida, que produzia bons 55 cv de potência e 4,74 kgfm de torque. Reza a lenda que ganhou o apelido de “Viúva Negrapor ser uma máquina “mortal”, em função da extrema potência do motor, que exigia muita atenção e habilidade do piloto, pois era, praticamente, uma motocicleta de competição adaptada para trafegar nas ruas. A RD 350 teve sua produção encerrada em 1993.

Yamaha RD 350

Já a Honda CBX 750, comercializada entre 1986 e 1994 no nosso país, ficou conhecida como “Sete Galo” porque nos EUA era chamada de Seven-Fifty (sete-cinquenta) e quando desembarcou no Brasil, o número 7 permaneceu e o 50 foi substituído por “Galo”, que tem essa numeração no jogo do bicho. A CBX foi uma das motos mais desejadas (assim como a RD 350) na década de 80, pois seu motor com 4 cilindros, 16v, 747 cc, 4 tempos, rendia incríveis 82 cv de potência e 6,5 kgfm de torque, o bastante para acelerar de 0-100 km/h em menos de 5,5 segundos. Isso em 1986!

Honda CBX 750

Enfim, os anos se passaram e agora temos, novamente, as duas maiores concorrentes, histórica e tecnicamente: CBR 1000 RR Fireblade e Yamaha R1.
Honda CBR 1000 RR Fireblade (a esquerda) e Yamaha R1 (a direita).

Conforme votação realizada na página do Canal Duas Rodas no Facebook, a mais desejada entre as duas foi a CBR 1000RR Fireblade, com aproximadamente 70% dos votos.

A CBR 1000RR, lançada em 2004, foi um marco na história da Honda, substituindo a famosa CBR 954RR, com sua enorme esportividade, dinâmica, potência e aceleração. Agora, o seu modelo atual possui 178,1 cv de potência, 11,4 kgfm de torque e apenas 178 kg (189 kg em sua versão com ABS). E segundo a Honda, “ela voa agarrada ao chão”.

Honda CBR 1000RR Fireblade

Entretanto, a CBR ficou muito conhecida por ser uma moto de fácil pilotagem, conquistando, por isso, os usuários “comuns”, que não a utilizam apenas em autódromos.

Honda CBR 1000RR Fireblade

Já a Yamaha R1, apresentada em 1998, se tornou um mito por alcançar velocidades bem acima do limite e contornar curvas como se estivesse em um trilho, tamanha estabilidade. É muito conceituada por seus faróis, que formam uma espécie de “pálpebra” que os cobre parcialmente quando em luz baixa e os revelam totalmente quando em luz alta.

Yamaha R1

A atual versão da R1 é equipada com motor de quatro cilindros, 998 cm³, com refrigeração líquida, com 182 cavalos de potência e 11,8 mkgf de torque. Ela também conta com um seletor para três tipos diferentes de mapeamentos de ignição. O modo padrão coloca o motor em potência total, o modo "A" é mais indicado para regimes de médias rotações e o modo "B" para uma resposta mais suave do acelerador.

O seu grande diferencial, em comparação aos modelos de outras marcas, é a adoção do sistema “Crossplane”, no qual os pistões do motor trabalham de forma assimétrica, garantindo aceleração mais constante.

Yamaha R1 (modelo 2006)


Enfim, como promessa é dívida e eu disse que o comparativo seria bem técnico, se ligue:


YAMAHA R1 (clique para acessar a homepage)

PREÇO: R$ 61.490,00

Motor: 4 tempos, DOHC, refrigerado a água
Cilindrada: 1000cc
Diâmetro x Curso: 78.0 x 52,2 mm
Taxa de compressão: 12,7:1
Sistema de lubrificação: Cárter úmido
Sistema de partida: Elétrica
Alimentação: Injeção Eletrônica
Tipo de ignição: TCI
Potência máxima: 182 cv a 12.500 rpm
Torque máximo: 11.8 kgfm a 10.000 rpm
Câmbio: 6 velocidades, com engrenamento constante
Sistema de transmissão: Corrente
Suspensão dianteira: Garfo telescópio / 120 mm de curso
Suspensão traseira: Braço oscilante - Monocross / 120 mm de curso
Freio dianteiro: Disco duplo hidráulico / 310 mm
Freio traseiro: Disco hidráulico / 220 mm
Peso: 184 kg (206 kg em ordem de marcha)
Comprimento total: 2.070 mm
Largura total: 715 mm
Altura total: 1.130 mm
Distância entre eixos: 1.415 mm
Distância do solo: 135 mm
Altura do assento: 835 mm
Pneu dianteiro: 120/70 - ZR17 M/C 58W
Pneu traseiro: 190/55 - ZR17 M/C 75W
Capacidade do tanque: 18 litros
Óleo do motor: 3,73 litros


HONDA CBR 1000RR FIREBLADE (clique para acessar a homepage)

PREÇO: R$ 59.026,00 (R$ 62.081,00 na versão com C-ABS)

Motor: 4 cilindros, DOHC, 4 tempos, arrefecido a líquido
Cilindrada: 999,8 cc
Diâmetro x Curso: 76,0 X 55,1 mm
Taxa de compressão: 12,3:1
Sistema de lubrificação: Forçada, por bomba trocoidal 
Sistema de partida: Elétrica
Alimentação: Injeção Eletrônica PGM-FI
Tipo de ignição: Eletrônica
Potência máxima: 178,1 cv a 12.000 rpm
Torque máximo: 11,4 kgfm a 8.500 rpm
Câmbio: 6 velocidades
Sistema de transmissão: Corrente 
Suspensão dianteira: Garfo telescópio / 120 mm
Suspensão traseira: PRO-LINK / 138 mm
Freio dianteiro: Disco duplo / 320 mm
Freio traseiro: A disco / 220 mm
Peso: 178 kg (189 kg na versão com ABS)
Comprimento total: 2.075 mm
Largura total: 685 mm
Altura total: 1.135 mm
Distância entre eixos: 1.410 mm
Distância do solo: 130 mm
Altura do assento: 820 mm
Pneu dianteiro: 120/70 ZR17 M/C 58W
Pneu traseiro: 190/50 ZR17 M/C 73W
Capacidade do tanque: 17,7 litros
Óleo do motor: 3,7 litros


Agora vamos aos fatos:

Qual delas é melhor? Sinceramente? Nenhuma. Ambas se equivalem. Claro que cada uma com pequenas vantagens em relação a determinado item. Cabe ao consumidor escolher qual se encaixa no seu perfil e qual lhe dará mais prazer (e/ou status no caso de alguns). Ambas chegam a 299 km/h com tranquilidade.

O que é mais agradável para você: se orgulhar de ter uma máquina com 182 cv, controles de injeção e tração, e toda esportividade que a Yamaha pode oferecer; ou se vangloriar por possuir uma superesportiva muito arisca com seus belos 178 cv, mas, ainda, com toda docilidade que a Honda pode transmitir ao piloto? 

7 comentários:

  1. Eu penso que são motos bem fortes mais cada uma tem sua especialidade a CBR 1000 é perfeita para quem quer entrar em uma super esportiva 1000 CC pois o seu controle é maior diferente da R1 que não vai te ajudar nisso. Já a R1 é pra quem tem mais experiência e quem uma moto muito forte. Não dizendo que a CBR 1000 é fraca, longe disso ela é bem forte ainda mais por ser uma 1000 chega a 300 km por hora sem problemas.
    No Brasil hoje compensa mais a CBR pois há mais peças e também porque a R1 não é mais vendida no Brasil por isso sera mais difícil de achar peças.
    Concluindo eu pegaria uma CBR 1000 hoje e depois subiria para uma ZX10 ou uma R1.

    Espero que tenha ajudado.

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    1. Muito boa a opinião, gosto muito ,vai me ajuda na escolha

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  2. A R1 é uma nave espacial quando comparada a simplória cbr1000.

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  3. As duas são🔝,mas a R1 é mais louca

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  4. R1 tem um design muito mais arrojado, maior estabilidade em curvas, a Cb1000r conta a seu favor apenas a maior docilidade na pilotagem, mas até hoje, nada se compara a harmonia do conjunto da r1.

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  5. R1 tem uma ciclística perfeita ! Curvas frenagem posição de pilotagem! 46 não preciso falar mais nada!!!

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  6. Sem a mínima dúvida e por experiência própria R1 é um monstro das motocicletas ��

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